Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estratégias de uma pianista expert para o aprendizado de uma música por melodia cifrada

2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 12; Linguagem: Português

10.33871/vortex.2024.12.8443

ISSN

2317-9937

Autores

João Gabriel Assunção Lima, Danilo Ramos,

Tópico(s)

Neuroscience and Music Perception

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar as estratégias de prática que uma pianista expert utilizou enquanto aprendia uma nova música a partir de uma melodia cifrada. Duas sessões de prática foram realizadas, ambas envolvendo a aplicação do protocolo think-aloud concorrente, na qual a pianista relatava verbalmente seus pensamentos enquanto aprendia a música e do think-aloud retrospectivo, aplicado minutos depois, no qual ela assistia à gravação de sua própria performance. As sessões foram gravadas, transcritas e submetidas a uma análise de conteúdo. Os resultados mostraram 15 estratégias de prática utilizadas pela pianista, que foram categorizadas com base em componentes de codificação de informações na memória. Observou-se, ainda, que o aprendizado da música escolhida envolveu estratégias distintas em relação à aprendizagem de músicas por partitura. O uso dessas estratégias pode fornecer ferramentas pedagógicas a serem utilizadas por professores e estudantes de piano para o aprendizado de músicas a partir de melodias cifradas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX