
Estratégias de uma pianista expert para o aprendizado de uma música por melodia cifrada
2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 12; Linguagem: Português
10.33871/vortex.2024.12.8443
ISSN2317-9937
AutoresJoão Gabriel Assunção Lima, Danilo Ramos,
Tópico(s)Neuroscience and Music Perception
ResumoO objetivo desta pesquisa foi investigar as estratégias de prática que uma pianista expert utilizou enquanto aprendia uma nova música a partir de uma melodia cifrada. Duas sessões de prática foram realizadas, ambas envolvendo a aplicação do protocolo think-aloud concorrente, na qual a pianista relatava verbalmente seus pensamentos enquanto aprendia a música e do think-aloud retrospectivo, aplicado minutos depois, no qual ela assistia à gravação de sua própria performance. As sessões foram gravadas, transcritas e submetidas a uma análise de conteúdo. Os resultados mostraram 15 estratégias de prática utilizadas pela pianista, que foram categorizadas com base em componentes de codificação de informações na memória. Observou-se, ainda, que o aprendizado da música escolhida envolveu estratégias distintas em relação à aprendizagem de músicas por partitura. O uso dessas estratégias pode fornecer ferramentas pedagógicas a serem utilizadas por professores e estudantes de piano para o aprendizado de músicas a partir de melodias cifradas.
Referência(s)