Violino no choro: possibilidades interpretativas a partir de composições de J. E. Gramani
2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 12; Linguagem: Português
10.33871/vortex.2024.12.8415
ISSN2317-9937
AutoresCarolina Momm de Melo, Luiz Henrique Fiaminghi,
Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoEste artigo apresenta uma discussão sobre a prática do violino na música popular brasileira com ênfase no gênero choro a partir de um conjunto de composições de José Eduardo Gramani (1944-1998). Inicialmente são apresentados recursos do instrumento com ênfase no aspecto rítmico para sua inserção na linguagem do choro. Em seguida, será feito um levantamento dessas composições e arranjos de música popular brasileira para violino, rabecas e outros instrumentos. Finalmente, três exemplos dessas composições serão analisados através da teoria das tópicas na música brasileira proposta por Piedade (2013; 2017) e dos recursos técnicos mencionados. Para ilustrar esses trechos analisados, foram feitas gravações em vídeo.
Referência(s)