Artigo Acesso aberto

HIDROGÊNIO VERDE COMO VETOR ENERGÉTICO LIMPO: EXPLORAÇÃO EDUCACIONAL E EXPERIMENTAL DA ELETRÓLISE

2024; Volume: 10; Issue: 52 Linguagem: Português

10.36238/2359-5787.2024.v10n52.218

ISSN

2359-5787

Autores

Daniel Machado de Oliveira, Diogo Miguel Pereira Lucas, João Vitor Soares Gomes, Marcos Vinícius Santos Oliveira, Victor Silveira Gomes, Leandro José Dias Gonçalves de Oliveira,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

O presente artigo aborda a obtenção de gás hidrogênio por eletrólise, destacando seu potencial como vetor energético limpo e sua relevante transição para uma fonte de energia sustentável. Com uma abordagem qualitativa e de natureza básica, centrada em uma revisão bibliográfica, a pesquisa tem como objetivo explorar os aspectos teóricos e práticos dessa tecnologia. Neste cenário destaca-se a produção do chamado hidrogênio verde, o qual é produzido de forma sustentável, utilizando fontes de energia renováveis. Ao contrário do hidrogênio produzido a partir de combustíveis fósseis, que gera emissões de gases de efeito estufa, o hidrogênio verde é obtido por meio da eletrólise da água, utilizando eletricidade proveniente de fontes renováveis, como energia solar, eólica ou hidrelétrica. Além disso, pode ser armazenado e transportado, servindo como um meio eficaz de armazenar energia renovável e fornecer uma fonte de energia limpa e sustentável para diversas aplicações. Destaca-se aqui o protagonismo estudantil na realização dos experimentos, despertado pela curiosidade sobre o tema, o que permitiu aprofundamento nas fontes e estudos existentes sobre o processo de eletrólise, suas aplicações e benefícios ambientais. A pesquisa revelou que a eletrólise da água, utilizando energia de fontes renováveis, é uma alternativa viável e promissora para a produção de hidrogênio verde. Os experimentos conduzidos foram bem-sucedidos, demonstrando na prática os conceitos teóricos estudados e fomentando o interesse dos participantes pelo tema. Além disso, os resultados evidenciaram a importância de integrar atividades práticas no processo educacional, promovendo o engajamento e a autonomia dos estudantes na busca por soluções inovadoras para os desafios energéticos contemporâneos. A implementação de atividades experimentais no contexto educacional não apenas enriquece o aprendizado, mas também motiva os alunos a explorarem novas fronteiras científicas, contribuindo para a formação de uma nova geração de cientistas e inovadores comprometidos com a sustentabilidade.

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