Literatura Surda em Libras escrita: uma proposta de artes visuais na história em quadrinhos “Os Três Irmãos Surdos”
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 8 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n8-090
ISSN1983-0882
AutoresLeonardo Padilha-dos-Santos, Lourival José Martins Filho, Jonas Bento de Godoi, Geisielen Santana Valsecchi, Margarida Maria Pimentel-Souza, Rundesth Sabóia Nobre, João Batista Alves de Oliveira Filho, Francisco Sérvulo Gomes Lima,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoAs histórias em quadrinhos (HQs) têm conquistado cada vez mais espaço no cotidiano de crianças, jovens e adultos, graças a uma leitura de entretenimento fácil e lúdica. Além disso, proporcionam também uma melhor compreensão dos temas abordados em seus enredos, pois os textos, de certa maneira se apoiam nas imagens e utilizam uma comunicação clara e objetiva. Embora o mercado atual de quadrinhos ofereça uma variedade de modelos desse gênero textual, as HQs com textos em Libras escrita (SignWriting) ainda não fazem parte do mercado consumidor. A falta de publicações de HQs em Libras escrita limita, de certo modo, os recursos literários disponíveis para a Comunidade Surda. No que se refere ao processo de aprendizagem, em específico a proficiência leitora e habilidades de compreensão textual, é comum que os alunos surdos tenham dificuldade em relacionar o conteúdo lido com o contexto de sua realidade; muitas vezes ficando presos às informações explícitas do texto, resultando em uma compreensão textual malsucedida. Baseando-se nos estudos linguísticos de Bakhtin (2006) e Vergueiro (2004), bem como nos estudos da área da Educação Bilíngue de Surdos de Stumpf (2002) e Sutton-Spence (2021), delineamos este artigo, que tem como objetivo geral apresentar uma proposta de modelo do gênero textual HQ, com textos em Libras escrita. Por fim, trata-se de uma proposta de cunho linguístico e artístico para a Educação Bilíngue de Surdos no Brasil.
Referência(s)