Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A tapeçaria de fios do pensamento complexo e as interfaces tecnológicas para uma escola em tessitura inclusiva

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 8 Linguagem: Português

10.55905/oelv22n8-070

ISSN

1696-8352

Autores

Ana Pâmela Guimarães Pereira, Sônia Eduardo de Morais, Maria José de Pinho,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

Neste estudo, propomos uma interconexão analítica e reflexiva acerca das interfaces tecnológicas, elencando os Recursos Educacionais Digitais no contexto projetivo de escola inclusiva. Sustentamos uma metodologia de abordagem qualitativa, através de uma revisão bibliográfica, fundamentada no pensamento complexo. A questão central que direciona nossa investigação indaga como a integração de Tecnologias Digitais, inclusive a Inteligência Artificial (IA), pode facilitar o aprendizado de estudantes com deficiência em ambientes educacionais inclusivos. Em tessitura, observamos que o conhecimento tradicional, muitas vezes excludente e segregador, encontra desafios significativos diante dos novos paradigmas emergentes. As emergências promovem não uma reavaliação conceitual que não apenas identifica lacunas no entendimento tradicional, mas também propõe uma prática complexa que reconhece as interconexões inerentes à existência humana. Assim, argumentamos que uma visão mais relacional e integrada é essencial, pois a consciência sobre a interligação de todos os aspectos da vida implica uma necessidade contínua de reavaliação e entendimento ampliado.

Referência(s)