
LETRAMENTO DIGITAL E AS COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
2024; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português
10.36692/v16n2-123r
ISSN2178-7514
AutoresGeverson Oliver de Assis Oliveira, Emanuele Paula Lopes Cavalcanti, Hellen Matildes Rodrigues Sá Silva, Osvaldo Luís Barbosa Costa, Ana Alice de Rezende Fonseca Theobald, Claison Maldonado das Neves, Edilson Carvalho de Sousa, Francisco Rosa da Rocha,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste estudo explorou a importância do letramento digital e das competências digitais na educação contemporânea, adotando uma abordagem metodológica qualitativa exploratória com treze professores de uma escola pública brasileira. Os resultados das entrevistas revelaram percepções variadas sobre o impacto da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem, destacando sua capacidade de aumentar o engajamento dos alunos através de recursos interativos. Os professores enfatizaram a necessidade de preparar os alunos não apenas para o uso técnico das tecnologias, mas também para avaliar criticamente informações online e participar de forma ética na sociedade digital. Além disso, identificaram desafios significativos, como a disparidade no acesso às tecnologias digitais, sublinhando a urgência de políticas que promovam a inclusão e a equidade no ambiente escolar. Em conclusão, este estudo ressalta a importância de um ensino que não só incorpore tecnologias digitais de maneira eficaz, mas também desenvolva competências essenciais para preparar os alunos para os desafios de um mundo digitalizado e dinâmico.
Referência(s)