Formação profissional técnica em enfermagem na Rede Federal de Educação brasileira: revisão de escopo
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 8 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.8-218
ISSN1988-7833
AutoresLudmila Anjos de Jesus-Marques, Gilberto Tadeu Reis da Silva, Virgínia Ramos dos Santos Souza, Óscar Ferreira, Manuel Chaves, Alexandre Silva Santos, Betânia Maria Pereira dos Santos, Giselle Alves da Silva Teixeira,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste estudo objetivou analisar a produção científica disponível sobre a formação profissional técnica de nível médio em enfermagem na Rede Federal brasileira. Trata-se de uma Revisão de escopo que utilizou como fonte de dados a Biblioteca Virtual em Saúde, o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e o Google Acadêmico. Foram incluídos 18 estudos com os conteúdos sintetizados em três categorias: Aspectos da formação técnica em enfermagem na Rede Federal no cenário nacional; Perspectivas relacionadas à implantação do curso técnico em enfermagem; e Dimensões da formação, estratégias pedagógicas e a evasão no ensino técnico em enfermagem na Rede Federal. A formação técnica em enfermagem possui baixa visibilidade dentro da Rede e entre os pesquisadores, sendo um tema ainda em constituição. O hiato entre a conclusão das teses, dissertações e as publicações de artigos aponta para as deficiências na perspectiva translacional do conhecimento. Ademais, a discrepância entre a intencionalidade da formação e a prática demonstra que ainda é desafiador promover um ensino crítico e reflexivo, sendo necessário resgatar a função social da Rede Federal.
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