
Práticas educativas da educação básica brasileira orientadas pela abordagem CTS: uma revisão de estudos na área de ensino de ciências
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 17; Linguagem: Português
10.5007/1982-5153.2024.e92926
ISSN1982-5153
AutoresRafael Schepper Gonçalves, Alice Assis, Lucas de Paulo Lameu, Paulo Henrique Dias Menezes, Álvaro Chrispino,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEste estudo apresenta uma revisão bibliográfica sistemática sobre práticas educativas pautadas na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) efetivadas em aulas de ciências da Educação Básica brasileira e objetiva responder ao seguinte questionamento: Quais abordagens de ensino têm sido exploradas nas práticas educativas balizadas pelo enfoque CTS? Para tanto, foi feita uma busca por estudos publicados em periódicos brasileiros, no período de 2010 a 2021, com significativa representatividade e impacto no campo das pesquisas em Educação em Ciências, que resultou em 39 artigos que foram interpretados mediante a Análise de Conteúdo, originando seis categorias: (a) Debate sobre temas socioambientais; (b) Sequência didática; (c) Três momentos pedagógicos; (d) Mapas conceituais; (e) Atividades experimentais; e (f) Práticas educativas mistas. Pondera-se que tais práticas educativas têm se mostrado promissoras para o Ensino de Ciências, fomentando o pensamento crítico dos estudantes e evidenciando potencial para a aprendizagem de conhecimentos sociocientíficos.
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