Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Práticas educativas da educação básica brasileira orientadas pela abordagem CTS: uma revisão de estudos na área de ensino de ciências

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 17; Linguagem: Português

10.5007/1982-5153.2024.e92926

ISSN

1982-5153

Autores

Rafael Schepper Gonçalves, Alice Assis, Lucas de Paulo Lameu, Paulo Henrique Dias Menezes, Álvaro Chrispino,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Este estudo apresenta uma revisão bibliográfica sistemática sobre práticas educativas pautadas na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) efetivadas em aulas de ciências da Educação Básica brasileira e objetiva responder ao seguinte questionamento: Quais abordagens de ensino têm sido exploradas nas práticas educativas balizadas pelo enfoque CTS? Para tanto, foi feita uma busca por estudos publicados em periódicos brasileiros, no período de 2010 a 2021, com significativa representatividade e impacto no campo das pesquisas em Educação em Ciências, que resultou em 39 artigos que foram interpretados mediante a Análise de Conteúdo, originando seis categorias: (a) Debate sobre temas socioambientais; (b) Sequência didática; (c) Três momentos pedagógicos; (d) Mapas conceituais; (e) Atividades experimentais; e (f) Práticas educativas mistas. Pondera-se que tais práticas educativas têm se mostrado promissoras para o Ensino de Ciências, fomentando o pensamento crítico dos estudantes e evidenciando potencial para a aprendizagem de conhecimentos sociocientíficos.

Referência(s)