
Movimento CTS como um programa de pesquisa dentro da área de educação em ciências
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 17; Linguagem: Português
10.5007/1982-5153.2024.e93821
ISSN1982-5153
AutoresPaulo Marcelo Marini Teixeira,
Tópico(s)Science and Science Education
ResumoO artigo é um ensaio a respeito das pesquisas desenvolvidas dentro da área de Educação em Ciências, particularmente focalizando os estudos associados à Educação CTS. Utilizando a epistemologia lakatosiana, caracterizamos os elementos básicos de um programa de pesquisa e, em seguida, examinamos o desenvolvimento da Educação CTS, com especial olhar para o contexto brasileiro e latino-americano. Apontamos que temos um programa de pesquisa progressivo, com um núcleo irredutível muito bem estabelecido e discutimos alguns aspectos relativos ao seu cinturão protetor e ao trabalho que acontece dentro de seus limites. Ao assinalarmos que temos um programa de pesquisa progressivo, argumentamos que seu desenvolvimento teórico parece caminhar mais aceleradamente do que o desenvolvimento empírico, mas isso significa também que há muito trabalho ainda a ser feito, sobretudo no campo empírico-prático, com impacto potencialmente positivo para a educação científica em nosso país.
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