Artigo Acesso aberto

Um relato de experiência: a formação de professores para o ensino por habilidades na Escola SESI de Referência Roberto Proença de Macêdo

2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 8 Linguagem: Português

10.54033/cadpedv21n8-108

ISSN

1983-0882

Autores

Amanda F. da Silva, Gervânia Sampaio Cavalcante, L Viana, Hangley da Silva Félix, Ana Paula Henrique Pinho, Rejane Pereira da Silva, Andréa Moura da Costa Souza, Emanoel Rodrigues Almeida,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O artigo é um relato de experiência a partir de uma formação direcionada ao ensino por habilidades para os docentes da Escola Sesi Senai na Cidade de Fortaleza, no dia 04/05/2024. O núcleo de formação docente e mentoria-NFDM faz parte da Unidade de Educação e Cultura (UNEC) pertencente à Federação das Indústrias do Estado do Ceará. O NFDM é formado por dez professores das seguintes áreas de conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da natureza, Linguagens e códigos, matemática e por professores pedagogos. Percebeu-se que para os professores a formação foi relevante na intermediação dos conteúdos, na qualidade das metodologias e no suporte dos formadores. A formação contribuiu para o conhecimento dos docentes sobre o ensino de competências e habilidades aos alunos. O estudo conclui que a formação de professores em questão foi um sucesso em promover o aprendizado e o desenvolvimento profissional dos participantes. Ressalta-se a importância de considerar as necessidades e contextos específicos dos professores no ensino por habilidades em seu cotidiano.

Referência(s)
Altmetric
PlumX