Experiência do Usuário: Uma abordagem das 10 heurísticas de Nielsen no problema da acessibilidade Web no Brasil

2024; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.31416/rsdv.v12i2.598

ISSN

2237-1966

Autores

ALEX FERREIRA DOS SANTOS, Victória Araújo Trindade, Joêmia Leilane Gomes de Medeiros, Robson Hebraico Cipriano Maniçoba,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

A Internet popularizou-se no fim da década de 90 e apesar de quebrar as barreiras da distância e expandir a difusão da informação e da comunicação ao redor do mundo, a mesma permitiu a acentuação e a criação de barreiras já existentes para grupos de indivíduos que dependem da acessibilidade para garantir sua autonomia. No Brasil, ainda que protegida, garantida por lei e facilitada através de diretrizes e guias, o acesso à informação não tem se mostrado efetivo na sua prática. Esse artigo propõe o uso das heurísticas de usabilidade de Nielsen durante a ideação de um site, e mostra como essas heurísticas, quando utilizadas em conjunto com a acessibilidade, vão de encontro a muitas das diretrizes de caráter visual propostas em prol da acessibilidade Web.

Referência(s)
Altmetric
PlumX