
Uma proposta de oficina literária com narrativas híbridas de história e ficção
2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português
10.48075/rt.v18i2.33354
ISSN1982-5935
AutoresFernanda Sacomori Candido Pedro, Gilmei Francisco Fleck,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO presente artigo, recorte de uma tese em andamento, tem por objetivo apresentar uma proposta de prática de leitura transdisciplinar em forma de Oficina Literária Temática com narrativas híbridas de história e ficção juvenis de cunho crítico, as quais apresentam a história pela “visão de baixo” (Sharpe, 1992), aquela dos invisibilizados ou excluídos dos registros tradicionais. Essa prática de leitura pode contribuir para o letramento literário ao evidenciar como a literatura e o ensino de história podem dialogar no espaço escolar, inclusive, com outras áreas e artes e, assim, permitir que o aluno compreenda que literatura e história são produtos que se originam da manipulação discursiva e ideológica da linguagem, e que ambas são processos narrativos que se materializam, entre outras formas, no texto. Para tanto, apoiamos nossa proposição didática nas pesquisas de Zucki (2015) e Fleck (2017; 2023) a respeito da utilização de narrativas híbridas de história e ficção na formação de um leitor literário decolonial, em consonância com as conceção de Mignolo (2017), os estudos da Estética da Recepção, de Jauss (1994) e Iser (1979), bem como subsidiados na literatura comparada, aplicada à educação básica, de acordo com os pressupostos de Mendonza Fillola (1994). Os resultados demonstram que a adoção de leituras que possam ressignificar alguns eventos históricos contribui para que os leitores ainda em formação construam visões do seu presente menos colonizadas.
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