Sentidos do trabalho docente em escolas rurais na pandemia de covid-19
2024; UNIV. REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES; Volume: 21; Linguagem: Português
10.36113/especiaria.v21i0.4144
ISSN2675-5432
AutoresLetícia Michele Stencel, Ana Paula Soares da Silva,
Tópico(s)Occupational Health and Burnout
ResumoA propagação do vírus da COVID-19 teve impacto no acesso e qualidade educacional das populações do território rural, trazendo prejuízos significativos na docência. O objetivo geral deste artigo foi compreender a significação da vivência de professoras de área rural durante a pandemia por meio de entrevistas semiestruturadas individuais. Participaram da pesquisa quatro professores de cidades provenientes do interior de três Estados brasileiros. As entrevistas foram analisadas sob a perspectiva da psicologia histórico-cultural vigotskiana por meio do conceito de vivência. Os resultados apontaram que a oferta da educação rural entre os territórios foi desigual e que a docência foi significada por sentimentos negativos, como culpa e impotência, atreladas à falta de formação tecnológica, aumento da carga de trabalho, falta de apoio das gestões, perda do vínculo com os alunos e não contextualização dos materiais oferecidos para atender às diretrizes escolares do campo.
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