
Quem é o consumidor Plant-Based? Um estudo exploratório sobre os consumidores e as expectativas
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 8 Linguagem: Português
10.55905/oelv22n8-159
ISSN1696-8352
AutoresTiago Negrão de Andrade, Bruna Fernanda Damasceno Ramirez, Gisele Anne Camargo, Maria Teresa Bertoldo Pacheco,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO estudo visa aprofundar o entendimento do conceito "plant-based" em múltiplas áreas do conhecimento, evidenciando uma lacuna na literatura quanto à definição e ao mapeamento da evolução e categorias associadas a esse termo em pesquisas acadêmicas. Por meio de uma revisão bibliográfica, analisa-se o comportamento, as expectativas e as preferências de consumidores de dietas baseadas em plantas, incluindo veganos, vegetarianos, flexitarianos e onívoros. Destaca-se a diversidade de perfis e os benefícios à saúde e prevenção de doenças crônicas vinculados a essas dietas. Salienta-se a necessidade de melhorar as qualidades sensoriais e nutricionais de produtos plant-based industrializados, muitos dos quais são vistos pelos consumidores ultraprocessados. O estudo aborda desafios como a neofobia alimentar e a variação na aceitação de inovações, como carne cultivada, influenciados pela percepção de naturalidade e pela confiança na indústria. Como resposta, a indústria adapta-se, desenvolvendo produtos que atendem às tendências de consumo plant-based, com ênfase em ciência sensorial e nutrição. A pesquisa sublinha a importância de compreender as motivações e preferências dos consumidores para promover a adoção de dietas sustentáveis e saudáveis.
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