A musicalização como ferramenta pedagógica: concepção de professores de um centro municipal de educação infantil

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 8 Linguagem: Português

10.55905/cuadv16n8-084

ISSN

1989-4155

Autores

Eliziane de Fátima Alvaristo, Daiane de Lima Campos Calixto, André Sandmann, Renato Hallal, Liliane Hellmann, Camila Menoncin, Rosangela Hiiller Marcilio, Luciana Del Castanhel Peron da Silva, Ricardo Luiz Pelegrini, Silvana Mendonça Lopes Valentin,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

A musicalização na Educação Infantil é fundamental para o desenvolvimento integral da criança, contribuindo para a construção de sua identidade e personalidade. No contexto das práticas pedagógicas, essa ferramenta auxilia os professores na execução de atividades que promovem o desenvolvimento infantil ao estimular múltiplos sentidos. Este estudo teve como objetivo investigar a concepção de professores sobre a musicalização como ferramenta pedagógica em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Utilizou-se uma metodologia qualitativa com abordagem exploratória, fazendo uso de pesquisa de campo, tendo como instrumento o questionário. As participantes foram sete professoras atuantes em um CMEI no município de Coronel Vivida, Paraná. Os resultados mostraram que as professoras consideram a musicalização uma ferramenta pedagógica importante, integrando-a na rotina escolar e em atividades dirigidas. No entanto, apontam desafios na aplicação adequada dessa metodologia, destacando a necessidade de constante aperfeiçoamento profissional na área. Conclui-se que a musicalização é significativa para o desenvolvimento integral da criança e que, apesar de seu uso ser amplamente reconhecido, há desafios práticos que podem ser superados com formações continuadas e novas perspectivas pedagógicas.

Referência(s)