JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE RESISTÊNCIA BACTERIANA
2024; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 13; Issue: 31 Linguagem: Português
10.12957/e-mosaicos.2024.78199
ISSN2316-9303
AutoresMarcelle Alves Carvalho, Carlos Alberto Sanches Pereira, Lidiane de Fátima de Oliveira Souza,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoO aumento crescente do uso de antibióticos tem potencializado a seleção de cepas de bactérias resistentes a esses medicamentos. Uma política de saúde pública eficaz seria capaz de evitar o desenvolvimento inicial e/ou a propagação da resistência bacteriana através da educação e da implementação precoce de intervenções. Em vista disso, este trabalho formulou o jogo digital “Desafio da resistência”, fundamentado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Este produto educacional (PE) foi desenvolvido para um público juvenil do Ensino Médio, mas para fins de validação o mesmo foi validado por docentes do Ensino Médio através de um formulário eletrônico. O PE foi avaliado quanto a aderência a lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB), ao acesso, aplicabilidade, replicabilidade, abrangência territorial, contextualização, representação do tema, impacto potencial no ensino, impacto potencial social, inovação e a complexidade-estrutura. A análise e interpretação dos resultados quantitativos da validação foram efetuadas por meio do cálculo do Ranking Médio (RM). Com um RM geral de 4,7 o PE foi validado com excelência grau máximo, obtendo 94% do esperado em relação a validação. Portanto, infere-se que o produto educacional tem potencial significativo de facilitar o processo de construção do conhecimento a respeito da resistência bacteriana e o uso correto de antimicrobianos aos alunos da educação básica.
Referência(s)