Artigo Acesso aberto Revisado por pares

“NUMA FOLHA QUALQUER EU DESENHO UM SOL AMARELO”: UM PROJETO EDUCACIONAL NUMA SALA DE AULA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA ASSOCIADA A DEFICIÊNCIA VISUAL.

2024; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 13; Issue: 31 Linguagem: Português

10.12957/e-mosaicos.2024.78980

ISSN

2316-9303

Autores

Mariana dos Reis Santos,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este resumo consiste num relato de experiência de uma professora de escola especializada em deficiência visual, mediante a culminância do projeto pedagógico “Aquarela”. O perfil educacional nesta sala de aula se configurava no atendimento de estudantes de deficiência visual associada a deficiências múltiplas.Deste modo, a professora em questão priorizou a construção de uma prática pedagógica transformadora e inclusiva, através de metodologias educativas relacionadas a concepção freiriana de “ temas geradores” na construção do conhecimento. Por isso, tal estudo objetivou descrever ações pedagógicas surgidas a partir da necessidade de uma abordagem lúdica, utilizando elementos referentes a letra da canção do compositor Toquinho. Foram realizadas diferentes abordagens pedagógicas em sala de aula. Para tal desdobramento, a professora utilizou metodologias que abordassem diversas formas de comunicação verbais ou não verbais, evidenciando os elementos sociais do cotidiano dos estudantes e desenvolvendo os sentidos corporais ao longo das atividades. Por fim, tal este estudo procurou desconstruir o esteriótipo de barreiras limitantes da construção do processo de ensino aprendizagem dos alunos com deficiência múltipla em sala de aula.Em suma,o projeto centralizou no conjunto de suas ações e execução em sala de aula, a necessidade da mediação crítica no atendimento de alunos com especificidades singulares no espaço educativo,buscando garantir a defesa de uma educação inclusiva, democrática e plural .

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