Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Império do riso: aspectos do cômico em O Xangô de Baker Street

2024; Universidade Estadual do Suodeste da Bahia; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22481/folio.v15i1.12688

ISSN

2176-4182

Autores

Fernando da Silva Cordeiro,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Este trabalho propõe uma leitura de O Xangô de Baker Street (1995), de Jô Soares, destacando como o texto do escritor brasileiro produz o cômico vinculado a uma série de estratégias, entre elas, a mobilização e a revelação de estereótipos, a sátira social, a representação do grotesco. Para tanto, recorrermos às teorias de Propp (1992), Bergson (1943) e Bakhtin (1993) sobre o riso e suas relações com o contexto social. A ideia é demonstrar como o humor, no romance, produz o questionamento (e a manutenção) de certas hierarquias a partir da ridicularização dos mais distintos personagens, grupos, convenções, atingindo, inclusive, o próprio gênero policial e uma de suas figuras centrais: Sherlock Holmes.

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