Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Bastidores da tragédia “Otelo” (1949): aproximações entre as pinturas dos irmãos Bellini e o desenho de figurino de Oliveira

2024; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 16; Issue: 39 Linguagem: Português

10.5965/2175234616392024e0008

ISSN

2175-2346

Autores

Paula Alvares Ampessan,

Tópico(s)

History, Culture, and Society

Resumo

Este artigo visa investigar um desenho de figurino desenvolvido para a tragédia “Otelo” para o Teatro do Estudante do Brasil no ano de 1949. O objeto, como fonte primária, é descrito e analisado com objetivo de identificar características formais que revelam escolhas artísticas de Pernambuco de Oliveira, desenhista responsável. Conforme sugere o tempo e espaço desta peça shakespeariana, a escola de pintura veneziana é indicada, particularmente em Gentile e Giovanni Bellini, alcançando os símbolos emprestados ao desenho - em uma transferência da pintura para o desenho e como a diferença de suporte se manifesta. Nesse exame comparativo, busca-se compreender como o personagem representado ganha contorno, sugerindo um diálogo entre as artes plásticas e cênicas, capturando as semelhanças e as soluções visuais deste.

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