Artigo Acesso aberto Produção Nacional

“Por uma educação intercultural”: explorando o enfoque socioformativo para a construção de cidadãos críticos e sustentáveis a partir de uma perspectiva decolonial

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 8 Linguagem: Português

10.55905/oelv22n8-171

ISSN

1696-8352

Autores

Antônio Nacílio Sousa dos Santos, Gabriel dos Santos Kehler, Renato Marchesini, Liliane Afonso de Oliveira, Geilson de Arruda Reis, Douglas Luiz de Oliveira Moura, Luiz Botelho Albuquerque, Nádja Diógenes Maia, Mádja Diógenes Maia, Sésio Santiago Freire Filho, Diane Cristina Araújo Domingos, Anderson Vinicíos Branco Lutzer, Stênio Maia Estevam, Terezinha Sirley Ribeiro Sousa, Vitor André de Souza, Senilda do Nascimento,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A educação intercultural é um enfoque educacional que promove a compreensão, o respeito e a valorização das diversas culturas presentes no ambiente educativo. Seu objetivo é criar um espaço onde as diferenças culturais sejam reconhecidas e celebradas, facilitando o diálogo e a cooperação entre grupos culturais diversos. Neste contexto, a presente pesquisa visa delinear as principais características da educação intercultural e da socioformação sob a ótica da perspectiva decolonial. Com base nas contribuições de Boaventura de Sousa Santos em seu livro “Descolonizar” (2022), a perspectiva decolonial busca reconfigurar as estruturas de poder e conhecimento dominantes, questionando e reformulando as narrativas hegemônicas para valorizar experiências e saberes marginalizados. A fundamentação teórica inclui os trabalhos de Demetrio (1994), Nanni (1998) e Santos (2022), entre outros autores relevantes. A pesquisa, de caráter qualitativo (Minayo, 2016), foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica documental (Gil, 1999), utilizando terminologias relacionadas à interculturalidade, socioformação, projetos formativos e perspectiva decolonial. Os principais resultados da investigação indicam que a educação intercultural é direcionada para contextos de multiculturalidade e a presença de grupos originários, visando estabelecer um diálogo baseado no respeito, na inclusão e no reconhecimento mútuo entre diferentes culturas. Esse processo é fundamentado na colaboração e na construção compartilhada do conhecimento, conforme a perspectiva decolonial. Soma-se a isso, a socioformação que deve ser implementada em variados contextos social, educacional e comunitária através de projetos éticos que buscam a resolução de problemas reais, promovendo a conservação ambiental e incentivando um desenvolvimento social sustentável. A pesquisa conclui que, dentro do modelo intercultural, a aplicação do enfoque socioformativo é viável por meio da proposta pedagógica desenvolvida a partir da perspectiva decolonial, contando com a participação ativa de docentes, pais, alunos e da comunidade.

Referência(s)