O crescimento exponencial do atendimento na educação inclusiva e o perfil dos professores regentes para um melhor atendimento dos alunos neuroatípicos: Renovando o olhar nas escolas do SESI Ceará
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 8 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n8-169
ISSN1983-0882
AutoresAna Paula Henrique Pinho, Douglas Washington Carioca Pereira, Rejane Pereira da Silva, Andréa Moura da Costa Souza, Emanoel Rodrigues Almeida, Mateus Marcos Silva da Silveira, Carlos Eduardo Costa Melo, L Viana,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoCom o aumento significativo no atendimento à educação inclusiva, percebeu-se a necessidade de conhecer o perfil dos professores regentes nas escolas do SESI Ceará, visando aperfeiçoar o suporte aos alunos com necessidades educacionais especiais. A pesquisa comprometeu-se a identificar a formação dos professores da educação básica da Rede SESI Ceará de Educação no período de 2019 a 2024, suas dificuldades e suas proposições. Este estudo pode contribuir fornecendo embasamento para o aprimoramento de práticas e políticas educacionais mais inclusivas na rede. Para alcançar esse propósito, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativa e exploratória com aplicação de questionário online. Os principais resultados foram: 40% dos docentes apresentaram dificuldade de identificar as necessidades neurotípicas dos alunos. Menos de 30% têm formação na área da educação inclusiva. Como proposições dos professores surgiram: promover atividades de sensibilização e conscientização (36,4%) e indicaram a necessidade de formação em manejo de comportamento desafiador (39,4%). Conclui-se que conhecer as necessidades dos alunos neuroatípicos pela instituição, contribui para que os professores façam formações que contribuam para dirimir suas necessidades de conhecimento no assunto e para melhorar o ensino e aprendizado.
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