Artigo Acesso aberto

O crescimento exponencial do atendimento na educação inclusiva e o perfil dos professores regentes para um melhor atendimento dos alunos neuroatípicos: Renovando o olhar nas escolas do SESI Ceará

2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 8 Linguagem: Português

10.54033/cadpedv21n8-169

ISSN

1983-0882

Autores

Ana Paula Henrique Pinho, Douglas Washington Carioca Pereira, Rejane Pereira da Silva, Andréa Moura da Costa Souza, Emanoel Rodrigues Almeida, Mateus Marcos Silva da Silveira, Carlos Eduardo Costa Melo, L Viana,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Com o aumento significativo no atendimento à educação inclusiva, percebeu-se a necessidade de conhecer o perfil dos professores regentes nas escolas do SESI Ceará, visando aperfeiçoar o suporte aos alunos com necessidades educacionais especiais. A pesquisa comprometeu-se a identificar a formação dos professores da educação básica da Rede SESI Ceará de Educação no período de 2019 a 2024, suas dificuldades e suas proposições. Este estudo pode contribuir fornecendo embasamento para o aprimoramento de práticas e políticas educacionais mais inclusivas na rede. Para alcançar esse propósito, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativa e exploratória com aplicação de questionário online. Os principais resultados foram: 40% dos docentes apresentaram dificuldade de identificar as necessidades neurotípicas dos alunos. Menos de 30% têm formação na área da educação inclusiva. Como proposições dos professores surgiram: promover atividades de sensibilização e conscientização (36,4%) e indicaram a necessidade de formação em manejo de comportamento desafiador (39,4%). Conclui-se que conhecer as necessidades dos alunos neuroatípicos pela instituição, contribui para que os professores façam formações que contribuam para dirimir suas necessidades de conhecimento no assunto e para melhorar o ensino e aprendizado.

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