Artigo Acesso aberto Revisado por pares

O tornar-se professora e a ação pioneira na implantação do ensino superior no interior do sul da Bahia/Brasil na segunda metade do século XX: memória e história de Waldir Pinto Montenegro Matos

2024; Universidade Estadual do Suodeste da Bahia; Volume: 5; Issue: 12 Linguagem: Português

10.22481/reed.v5i12.14613

ISSN

2675-6889

Autores

Daisy Laraine Moraes de Assis,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

O interesse pela memória e trajetória de vida da professora Waldir Pinto Montenegro Matos decorreu do processo inicial de investigação sobre a presença da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos (CNEG) no sul da Bahia, na primeira metade da década de 1950, objeto do trabalho de pesquisa, cujo foco principal encontrava-se voltado para o movimento de criação dos ginásios “gratuitos” na região cacaueira, durante o período. E, de maneira mais específica, a criação do ginásio da CNEG no município de Ibicaraí. Nesse processo, o nome da professora é destacado. Assim, a partir da memória da formação docente e trajetória profissional de Waldir Pinto Montenegro Matos, busca-se na composição da narrativa histórica, presente neste trabalho, estabelecer uma relação entre a história de vida de Waldir Montenegro e o protagonismo atribuído à docente na implantação do ensino superior no interior da Bahia na segunda metade do século XX, tendo em vista uma maior compreensão sobre como ocorreu esse processo e o papel educacional exercido pela docente na região.

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