Artigo Acesso aberto Produção Nacional

TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: O DIAGNÓSTICO NA FASE ADULTA

2024; Volume: 6; Issue: 8 Linguagem: Português

10.36557/2674-8169.2024v6n8p3300-3315

ISSN

2674-8169

Autores

Maria Paula Cipriano Alves Rosa, Thaiana da Costa Teixeira, Wladimir Pereira Courte, Danyelle de Oliveira Rocha, Iury Gabryell Nunes Batista, Cláudia Roldão Leite, Thaynná Cordeiro Queiroz, Thiara Dayse Matias de Lima, Vinícius Silveira Aires, Anne Caroline Costa da Silva Carmo, Ana Clara Cordon Isaac, Sabrinna Rodrigues Santos, Nathalya Porto Figueredo, Andressa David Ornelas Araújo, Anna Kariny Ribeiro da Silva,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Introdução: O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio complexo que persiste na idade adulta, apresentando desafios significativos. Objetivo: Este estudo visa compreender melhor o impacto do TDAH na vida cotidiana dos adultos, explorando os desafios enfrentados e as estratégias de adaptação. Metodologia: Adotou-se uma abordagem de revisão sistemática da literatura, focalizando estudos entre 2018 e 2024 nas bases de dados PubMed, Scopus e Web of Science. Resultados e discussão: Os resultados destacam desafios como subdiagnóstico e estigma, evidenciando a necessidade de abordagens abrangentes de saúde. Estratégias para diagnóstico, manejo e suporte, especialmente na educação e no trabalho, foram discutidas, ressaltando a importância da colaboração multidisciplinar. Conclusão: O TDAH em adultos requer abordagens holísticas para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar. A conscientização aprimorada, a colaboração interdisciplinar e políticas inclusivas são essenciais para atender às necessidades dos adultos com TDAH e promover seu sucesso a longo prazo.

Referência(s)