
Efeito da ambidestria organizacional no desempenho da internacionalização das instituições de ensino superior
2024; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português
10.33871/23594381.2024.22.3.8560
ISSN2359-4381
AutoresSérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte, Jane Mary Monteiro Jucá, Gizelle Braga dos Santos, Régis Paiva Alencar Miranda, José de Souza Júnior, Randal Martins Pompeu,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO fenômeno da internacionalização das Instituições de Ensino Superior – IES está em expansão, principalmente depois da Internationalization at Home – IaH, da Internationalization of the Curriculum – IoC e da premência do desenvolvimento da capacidade de inovação das IESs para se diferenciarem e se expandirem. Nesse contexto, esta pesquisa objetiva entender o efeito da ambidestria organizacional no desempenho da internacionalização das instituições de ensino superior. Esta abordagem desenvolve e defende a relação entre os construtos mediante a revisão da literatura existente. O entrelaçamento entre a capacidade de inovação (ambidestria organizacional) e o desempenho de internacionalização é evidente e perceptível à existência de uma proporção de que quanto mais ambidestra for uma organização, maior o desempenho de internacionalização. O modelo conceitual investiga os construtos: a ambidestria organizacional (exploration e exploitation) e o desempenho da internacionalização das IESs (ensino e pesquisa), estruturados em um modelo conceitual, interligados por meio de proposição teórica.
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