Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Obstáculos epistemológicos de Bachelard e o ensino de física: compreendendo dificuldades no aprendizado da decomposição de forças no plano inclinado

2024; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português

10.33871/23594381.2024.22.2.8011

ISSN

2359-4381

Autores

Fábio Ramos da Silva, Lucimar Donizete Gusmão, Silvio José De Freitas Santos,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Este trabalho traz algumas reflexões acerca das contribuições de Bachelard para o ensino de física, sobretudo sobre a fecundidade da ideia de obstáculos epistemológicos e das repercussões da mesma para a compreensão de dificuldades de aprendizagem no ensino de física. A metodologia da pesquisa se baseia em uma discussão teórica pautada em aspectos gerais do pensamento de Bachelard, principalmente nas suas reflexões relacionadas com as problemáticas da educação científica, e na análise de potenciais obstáculos presentes na aprendizagem da decomposição de forças no plano inclinado. Como resultados, apresenta-se uma discussão sobre algumas dificuldades de aprendizagem presentes na literatura relacionadas ao ensino da decomposição de forças no plano inclinado interpretadas por meio da ideia de obstáculo epistemológico, assim como a proposição de um aparato manipulável como sugestão de um recurso didático que pode colaborar para a superação dos obstáculos elencados. Por fim, discute-se a proficuidade da utilização do aparato em situações de ensino, de modo que possa mobilizar o pensamento dos estudantes, ajudando-os a superar possíveis obstáculos de racionalização.

Referência(s)
Altmetric
PlumX