Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

AULAS ONLINE NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS

2024; Revista Políticas Públicas & Cidades; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português

10.23900/2359-1552v13n2-79-2024

ISSN

2359-1552

Autores

João Marcos Bonifácio, Pedro Lúcio Bonifácio, Haroldo Junior Martins Cardoso, Ana Maria Amorim Passos,

Tópico(s)

Information Science and Libraries

Resumo

A Tecnologia é uma grande aliada da educação no século XXI, o ensino nas escolas e colégios no mundo inteiro vem mudando a cada ano que se passa com o seu uso. As salas de aula podem ter retroprojetores, salas de informática com computadores e laboratórios com peças de robótica para desenvolver lógica de programação e ajudar os alunos a desenvolver projetos práticos. No ano de 2020 aconteceu uma pandemia relacionada ao COVID-19, as pessoas foram refém de um vírus, os alunos das escolas brasileiras não puderam ter aulas presenciais, uma parte deles acessando somente os conteúdos via aparatos tecnológicos ou impressos enquanto parte dos alunos teviram bastante dificuldade com acesso a internet e ao conteúdo das aulas devido a realidade ser bem diferente para as escolas. O objetivo geral da pesquisa é mostrar que a tecnologia pode ser uma grande ferramenta na educação com as aulas online, as metodologias foram qualitativas e descritivas para realizar a pesquisa com questionários para professores. O resultado da pesquisa constatou que a tecnologia é a principal forma em termos estruturais para ajudar os professores nas suas aulas no século XXI.

Referência(s)