
JULGAMENTO DO FORASTEIRO NO TRIBUNAL DA BRASILIDADE
2024; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18223/hiscult.v13i1.3987
ISSN2238-6270
AutoresAntônio Carlos Araújo Ribeiro Júnior,
Tópico(s)Brazilian Legal Issues
ResumoValendo-me de Bourdieu, e de Bakhtin e seu Círculo, examino o lugar do jazz em meio à instituição da noção de “brasilidade musical”, entre 1960 e 1970. Para tanto, analiso as práticas-discursos de Tinhorão e Tárik de Souza, atentando para as suas interpretações e intervenções na cena musical da época. No entendimento de que esses mediadores tiveram papel importante na formação do pensamento musical nacional, argumento que a polifonia e a polissemia que ajudaram a erigir em torno do jazz, resultante de um projeto musical nacionalista, ajudou a instaurar um significado movediço para o Jazz Brasileiro. Ao final, comento sobre um possível desvio dessa lógica nos atuais projetos instrumentais e no campo da mediação cultural de jazz.
Referência(s)