Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O CURRÍCULO E AS CORRENTES: DA FICÇÃO À REALIDADE

2017; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS; Linguagem: Português

10.22195/2447-524620172219765

ISSN

2447-5246

Autores

Fábio Roberto Pillatt, Anna Rosa Fontella Santiago, Helena Copetti Callai,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Este ensaio teórico discorre sobre práticas pedagógicas e currículos no contexto educacional contemporâneo. O tema é introduzido confrontando a sociedade contemporânea e sua realidade educacional com a de sociedades fictícias retratadas em obras literárias e cinematográficas conhecidas. Em seguida, interpretações de autores tidos como referência na temática abordada são apresentadas. Ao passo que as abordagens defendidas pelos teóricos vão sendo expostas, também estas são defrontadas com os cenários fictícios, promovendo uma natural comparação entre ambos e instigando uma maior e mais liberta compreensão em relação aos modelos educacionais contemporâneos e de seus artifícios emancipatórios ou regulatórios.

Referência(s)