Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

CENÁRIO DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO DO CAMPO NO ESTADO DO PARANÁ

2017; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS; Linguagem: Português

10.22195/2447-52462017019747

ISSN

2447-5246

Autores

Marcos Gehrke, Leilah Santiago Bufrem,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Trata de análise do cenário da biblioteca escolar (BE) da escola pública estadual do campo no Estado do Paraná. A pesquisa se utiliza de questionário junto aos 435 (20,51%) dos estabelecimentos de ensino públicos estaduais do campo, de um universo de 2.120 (100,00 %), com o retorno de 355 (81,60%) questionários das escolas. Apresenta dados sobre a BE das escolas do campo, seus sujeitos. Caracteriza o espaço, acervo e o perfil do trabalhador da BE. Identifica as práticas de uso da BE por estudantes, professores e comunidade. Considera que toda BE se relaciona com uma conjuntura mais ampla, a escola, a educação e a sociedade, daí a necessidade da luta, pelos sujeitos “usuários”, para conquista e fazer uso da BE no contexto do campo com protagonismo. Argumenta a atualidade da biblioteca escolar no campo e a necessidade da pesquisa educacional na área e, a constituição de políticas públicas e práticas pedagógicas.

Referência(s)