Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Múltiplas linguagens no ensino de Geografia

2024; Volume: 5; Linguagem: Português

10.53455/re.v5i1.261

ISSN

2763-7824

Autores

Ricardo Silva, Maurício Rizzatti, Natália Lampert Batista,

Tópico(s)

Geography and Education Methods

Resumo

Contexto: As múltiplas linguagens no ensino de Geografia têm o potencial de aprimorar a aprendizagem e motivar os estudantes da Educação Básica. Além disso, a reflexão sobre seu uso e a produção de recursos didáticos e oficinas pedagógicas voltados a essas linguagens podem contribuir para a formação inicial e continuada de professores de Geografia. O objetivo geral deste trabalho é estudar a contribuição das múltiplas linguagens para o ensino de Geografia, promovendo a construção de recursos didáticos e oficinas pedagógicas para a Educação Básica. Metodologia: O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio, em Agudo, RS, em 2023. Os dados sistematizados resultaram em uma oficina pedagógica de alfabetização cartográfica, que promoveu a aprendizagem da cartografia no espaço escolar por meio de atividades dinâmicas. Considerações: O uso das múltiplas linguagens no ensino de Geografia revela-se uma ferramenta poderosa para aprimorar a aprendizagem e motivar os estudantes da Educação Básica. Além disso, ao refletir sobre o uso dessas linguagens e produzir recursos didáticos e oficinas pedagógicas adequadas, é possível não apenas beneficiar os alunos, mas também contribuir significativamente para a formação inicial e continuada dos professores de Geografia.

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