
Trabalha(dores) da educação: um estudo sobre a saúde dos professores do município de Foz do Iguaçu
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 8 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n8-201
ISSN1983-0882
AutoresJoceli de Fátima Arruda Sousa, Mônica Cristina Mittmann, Gabrielle Thais Werle, Cássia Raquel dos Santos Borges,
Tópico(s)Education and Work Dynamics
ResumoNo mundo globalizado em que vivemos se observam diversas alterações na gestão do trabalho docente. Dada sua importância em transmitir o conhecimento para as presentes e futuras gerações, o tema é relevante para analisar o impacto na saúde do professor, ligado à inserção de políticas neoliberais, impactando na qualidade de vida do docente. Isto induz ao crescente adoecimento físico e mental nos profissionais, consequência da precarização e imposição de outras incumbências aos docentes. Inicialmente fora abordado acerca da função social do professor, visando compreender o contexto atual em que está inserido. Em um segundo momento, uma análise dos esforços profissionais que por vezes extrapolam os limites formais da jornada de trabalho e o espaço físico da escola, forçando o desenvolvimento de atividades em seus próprios lares, impactando na saúde física e mental. Ao final, reflete-se sobre o levantamento de dados do Diário Oficial da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu quanto ao elevado número de licenças e afastamentos para tratamento de saúde por doenças crônicas. Foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica e análise de fontes bibliográficas por meio de posições frente a um problema. Com base na análise dos dados, em diálogo com a produção bibliográfica, foi possível concluir acerca da importância da reflexão das causas do adoecimento docente, ante as influências neoliberais que intensificam o trabalho, aumentando a carga funcional dos professores e culminando no adoecimento e afastamento do profissional da sala de aula, prejudicando-o e por consequência a rede de ensino e os atores a ela vinculados.
Referência(s)