
A “PRATA DA CASA”: PERCURSOS ACADÊMICOS E TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DE EX-ALUNAS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO (1930-1960)
2017; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS; Linguagem: Português
10.22195/2447-524620172219994
ISSN2447-5246
AutoresSonia de Castro Lopes, Patricia Gurgel,
Tópico(s)Historical Education and Society
ResumoO Instituto de Educação do Rio de Janeiro3 tem sido objeto de um número expressivo de estudos no campo da história da educação. Entretanto, a maioria tende a concentrar-se em torno de aspectos relacionados à história institucional, em especial aos modelos de formação docente e às práticas educativas ali desenvolvidas entre as décadas de 1930 e 1960 (Castro, 1986; Accácio, 1993; Vidal, 2001; Martins, 1996; Lopes, 2006; Pinto, 2006). Estudos que focalizam especificamente os sujeitos envolvidos no processo educativo são menos comuns, destacando-se alguns trabalhos que priorizaram a identidade discente, como por exemplo, o de Villanova (2007) que traça um perfil das normalistas dos anos 1940-50, através do exame de revistas produzidas pelas próprias alunas. Em relação à categoria docente, vale citar a pesquisa de Accácio (2002) que analisou os concursos para provimento das cadeiras da Escola Normal do Distrito Federal, realizados no período de 1928 a 19304, antes, portanto, da transformação da Escola em Instituto de Educação, fato que só ocorreu em 1932 com a reforma empreendida por Anísio Teixeira, na condição de diretor da Instrução Pública do Distrito Federal.
Referência(s)