Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

lepra e a tarkat

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 30; Issue: 1 Linguagem: Português

10.34019/2594-8296.2024.v30.42957

ISSN

2594-8296

Autores

Leonardo Dallacqua de Carvalho,

Tópico(s)

Hume's philosophy and hair distribution

Resumo

Este estudo busca explorar, em perspectiva histórica, a representação de uma doença no jogo eletrônico Mortal Kombat 1 (2023). No jogo, a fictícia doença “tarkat” pode ser associada à lepra (hanseníase). Tendo em mente a análise dos jogos eletrônicos como fonte histórica, alinhada à História das Ciências, especialmente no debate sobre as representações sociais das doenças, pretende-se examinar como a narrativa do personagem Baraka foi construída para abordar questões morais e físicas relacionadas à compreensão da doença e do doente na imaginação social. Quando o texto foca na História Pública, a relação entre doença e empatia aparece em discussões entre usuários em plataformas de redes sociais, como Reddit e YouTube. A seção final do texto propõe a transformação do personagem por meio de um enredo no qual a doença reimagina sua história no jogo. Assim, um personagem que anteriormente era visto com repulsa devido à sua deformidade física, ao ser reimaginada como vítima de uma doença degenerativa e fatal, provoca sensibilidade e uma reinterpretação de sua personalidade.

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