Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

"QUE ELE AME, E NÃO POSSA POSSUIR O OBJETO AMADO". INTERAÇÕES ENTRE FOTOGRAFIA E LITERATURA NA OBRA NARCISO DE OTTO ANTUNES

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; Issue: 46 Linguagem: Português

10.15210/cdl.vi46.25895

ISSN

2358-1409

Autores

Francielly Freitas,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Aesthetics

Resumo

Este estudo teve como propósito explorar potenciais caminhos de interpretação da obra “Narciso”, concebida pelo artista visual Otto Antunes, através do diálogo entre Literatura e Fotografia. Narciso emerge como uma das figuras emblemáticas da obra As metamorfoses, do filósofo grego Ovídio (1983). Antunes realizou uma releitura da obra de Ovídio utilizando a fotografia como linguagem artística, empregando o gelo como elemento para compor sua poética. À luz das contribuições de John Berger (2013) e Jacques Rancière (2012), buscou-se revisitar os conceitos de Studium e Punctum de Roland Barthes (1984), percebendo-os como elementos dependentes no processo de recepção do espectador em relação à obra de arte. Além disso, buscou-se compreender a relevância da Fotografia Híbrida presente na obra, e suas implicações na poética do artista, e por conseguinte, em seus possíveis significados.

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