Artigo Acesso aberto Produção Nacional

“Pela difusão do esporte paulistano”

2024; Volume: 80; Linguagem: Português

10.23925/2176-2767.2024v80p245-273

ISSN

2176-2767

Autores

Daniele Cristina Carqueijeiro de Medeiros, Marcelo Moraes e Silva,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

A Corrida de São Silvestre teve sua estreia em 1925, organizada pelo jornalista Casper Libero e patrocinada pelo jornal A Gazeta. Neste estudo, examinamos como o jornal elaborou e divulgou a prova atlética. Nos primeiros anos, o jornal vinculou a corrida aos benefícios do esporte na cidade, visando torná-lo acessível ao grande público. O êxito da corrida consolidou A Gazeta como o jornal referência em esportes, e Libero, seu editor, como um herói no cenário esportivo. Além disso, os discursos formulados para essa corrida inspiraram outras competições urbanas, criadas pelo jornal a partir de 1932.

Referência(s)