Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estilos de liderança e valores pessoais de docentes universitários de uma faculdade de enfermagem

2024; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 77; Issue: 5 Linguagem: Português

10.1590/0034-7167-2023-0333pt

ISSN

1984-0446

Autores

Chennyfer Dobbins Abi Rached, Bianca Batista de Siqueira, Bruna Franco Massa, Caroline da Silva Fonseca Paulo, Sofia de Souza Cruz,

Tópico(s)

Organizational Leadership and Management Strategies

Resumo

RESUMO Objetivos: identificar os estilos de liderança de docentes universitários e os valores pessoais. Métodos: estudo quantitativo, descritivo-exploratório. População constituída por docentes universitários da categoria doutor 1 de uma universidade pública do estado de São Paulo. A coleta de dados ocorreu de junho a agosto de 2021. Foi extraída a caracterização sociodemográfica, sendo aplicado o instrumento Leadership Team Values Assessment. Os dados foram analisados utilizando medidas de tendência central. Resultados: população incluiu 13 docentes. O nível que representa a liderança autêntica foi o mais vigente. Os valores comprometimento, atitude positiva e confiança foram destacados. O nível retratado pela liderança visionária foi o menos identificado. Conclusões: os valores pessoais dos docentes fornecem uma base teórica para pautar e analisar os estilos de liderança de professores. A liderança no contexto educacional deve ser reconhecida e estudada para promover uma abordagem mais abrangente e efetiva no desenvolvimento e aprimoramento de líderes educacionais.

Referência(s)
Altmetric
PlumX