
Estilos de liderança e valores pessoais de docentes universitários de uma faculdade de enfermagem
2024; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 77; Issue: 5 Linguagem: Português
10.1590/0034-7167-2023-0333pt
ISSN1984-0446
AutoresChennyfer Dobbins Abi Rached, Bianca Batista de Siqueira, Bruna Franco Massa, Caroline da Silva Fonseca Paulo, Sofia de Souza Cruz,
Tópico(s)Organizational Leadership and Management Strategies
ResumoRESUMO Objetivos: identificar os estilos de liderança de docentes universitários e os valores pessoais. Métodos: estudo quantitativo, descritivo-exploratório. População constituída por docentes universitários da categoria doutor 1 de uma universidade pública do estado de São Paulo. A coleta de dados ocorreu de junho a agosto de 2021. Foi extraída a caracterização sociodemográfica, sendo aplicado o instrumento Leadership Team Values Assessment. Os dados foram analisados utilizando medidas de tendência central. Resultados: população incluiu 13 docentes. O nível que representa a liderança autêntica foi o mais vigente. Os valores comprometimento, atitude positiva e confiança foram destacados. O nível retratado pela liderança visionária foi o menos identificado. Conclusões: os valores pessoais dos docentes fornecem uma base teórica para pautar e analisar os estilos de liderança de professores. A liderança no contexto educacional deve ser reconhecida e estudada para promover uma abordagem mais abrangente e efetiva no desenvolvimento e aprimoramento de líderes educacionais.
Referência(s)