UM EXEMPLO DO PRESSÁGIO DA RESERVA DE VAGAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
2023; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS; Volume: 28; Issue: 1 Linguagem: Português
10.34019/2447-5246.2023.v28.40885
ISSN2447-5246
AutoresAtair Silva de Sousa, Paola Matos da Hora,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoPara este artigo foi realizado um estudo longitudinal acerca do número de matrículas na educação superior no Instituto Federal de Brasília (IFB) no âmbito da política de reserva de vagas. As reformas universitárias ocorridas no Brasil, anteriores à promulgação da Constituição Federal de 1988 (CF/88), não atenuaram a dívida histórica que o país acumulou ao longo das décadas do século XX com a população de estudantes de classes desfavorecidas, em relação ao acesso e permanência na educação superior. O objetivo central deste estudo foi investigar a política de reserva de vagas na educação superior ao longo de um decênio no Instituto Federal de Brasília (IFB). A metodologia utilizada neste estudo possui uma abordagem mista que abrange tanto a análise qualitativa quanto a análise quantitativa. Para este estudo, levou-se em conta o número de matrículas de estudantes cotistas e de ampla concorrência para efeitos de comparação. Os resultados apontam que, no Instituto Federal de Brasília (IFB), as políticas de inclusão adotadas nas duas primeiras décadas do século XXI para este nível de ensino, deram propulsão a uma política de atenuação dessa dívida. Apontam ainda que, um número crescente de matrículas por meio de reserva de vagas foi possível, em função da lei de cotas, de programa governamental de auxílio estudantil e de outros programas que incentivam o acesso, a permanência e a conclusão da educação superior de estudantes ingressantes por meio de reserva de vagas.
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