ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
2023; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS; Volume: 28; Issue: 1 Linguagem: Português
10.34019/2447-5246.2023.v28.40630
ISSN2447-5246
AutoresLorena Passos de Souza, Luana Passos, Rosilda Arruda Ferreira,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo objetiva averiguar os avanços quantitativos na Educação Superior e os possíveis ganhadores do processo. Para tanto, acessa-se a metodologia de análise descritiva dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), no interregno entre 2005-2015. Os achados apontam para uma taxa de crescimento total de cerca de 50%, o que representa um aumento de 2,4 milhões de estudantes nesse nível. Os ganhadores do processo devido a ampliação de acesso foram os pretos, os pardos e os indígenas, os pobres, as mulheres e os moradores das regiões menos desenvolvidas que tiveram sua presença alargada nesse espaço.
Referência(s)