Artigo Acesso aberto Revisado por pares

ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

2023; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS; Volume: 28; Issue: 1 Linguagem: Português

10.34019/2447-5246.2023.v28.40630

ISSN

2447-5246

Autores

Lorena Passos de Souza, Luana Passos, Rosilda Arruda Ferreira,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo objetiva averiguar os avanços quantitativos na Educação Superior e os possíveis ganhadores do processo. Para tanto, acessa-se a metodologia de análise descritiva dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), no interregno entre 2005-2015. Os achados apontam para uma taxa de crescimento total de cerca de 50%, o que representa um aumento de 2,4 milhões de estudantes nesse nível. Os ganhadores do processo devido a ampliação de acesso foram os pretos, os pardos e os indígenas, os pobres, as mulheres e os moradores das regiões menos desenvolvidas que tiveram sua presença alargada nesse espaço.

Referência(s)
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