BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
2023; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS; Volume: 28; Issue: 1 Linguagem: Português
10.34019/2447-5246.2023.v28.41204
ISSN2447-5246
AutoresWelson Barbosa Santos, Fernanda Monteiro Rigue, Polly Ana Rodrigues Ferreira,
Tópico(s)Higher Education Teaching and Evaluation
ResumoO presente estudo atenta para o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com vistas a identificar como ela se relaciona com as discussões de corpo, gênero e sexualidade. Por meio de um estudo de abordagem qualitativa, ensaia-se, por meio de uma análise de discurso, acerca do documento, juntamente com a atenção para a materialidade analítica dos escritos de estudantes de graduação de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira. Emerge do estudo o silenciamento da BNCC referente às discussões interseccionais que envolvem corpo, gênero e sexualidade. Ademais, a partir da escrita de discentes de licenciatura, percebe-se a urgência do cultivo de práticas que contribuam, de fato, para que estudantes do nosso tempo possam experenciar situações de autocuidado, autoformação, empatia e cooperação, combatendo preconceitos, violências e intolerâncias.
Referência(s)