ESTILOS DE APRENDIZAGEM
2023; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS; Volume: 27; Issue: 1 Linguagem: Português
10.34019/2447-5246.2022.v27.38666
ISSN2447-5246
AutoresAna Letícia Marcolla Gambús, Louisiane da Silva Araújo, Evelise María Labatut Portilho,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoTodos somos capazes de aprender. Mas como aprendemos? Cada um tem suas preferências e especificidades no momento de aprender. Esse jeito preferido para aprender denominamos Estilos de Aprendizagem. Muito se fala sobre os Estilos de Aprendizagem dos indivíduos desde o Ensino Fundamental até formação continuada, porém evidencia-se a necessidade de estudar mais sobre os Estilos de Aprendizagem da criança da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, objetivamos nesse trabalho, identificar como os Estilos de Aprendizagem na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental são abordados em produções científicas no período de 2011 a 2021. Como referencial teórico, Alonso (1994), Bee (2011), Claxton (2005), Doigde (2021), Portilho e Beltrami (2009) e Portilho (2011) contribuíram com seus estudos para análise dos dados, articulação e discussão dos resultados. Com uma abordagem qualitativa do tipo estado do conhecimento, foi realizado um levantamento bibliográfico das produções acerca dos Estilos de Aprendizagem da criança da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, verificando que apenas 23 publicações atenderam aos descritores de busca, sendo que 7 das produções fazem parte da mesma linha de pesquisa. Considera-se essencial essa pesquisa, pois evidencia a escassez de produções na área e a importância de ampliar os conhecimentos acerca dos Estilos de Aprendizagem das crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Referência(s)