Artigo Acesso aberto Revisado por pares

ESTILOS DE APRENDIZAGEM

2023; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS; Volume: 27; Issue: 1 Linguagem: Português

10.34019/2447-5246.2022.v27.38666

ISSN

2447-5246

Autores

Ana Letícia Marcolla Gambús, Louisiane da Silva Araújo, Evelise María Labatut Portilho,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Todos somos capazes de aprender. Mas como aprendemos? Cada um tem suas preferências e especificidades no momento de aprender. Esse jeito preferido para aprender denominamos Estilos de Aprendizagem. Muito se fala sobre os Estilos de Aprendizagem dos indivíduos desde o Ensino Fundamental até formação continuada, porém evidencia-se a necessidade de estudar mais sobre os Estilos de Aprendizagem da criança da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, objetivamos nesse trabalho, identificar como os Estilos de Aprendizagem na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental são abordados em produções científicas no período de 2011 a 2021. Como referencial teórico, Alonso (1994), Bee (2011), Claxton (2005), Doigde (2021), Portilho e Beltrami (2009) e Portilho (2011) contribuíram com seus estudos para análise dos dados, articulação e discussão dos resultados. Com uma abordagem qualitativa do tipo estado do conhecimento, foi realizado um levantamento bibliográfico das produções acerca dos Estilos de Aprendizagem da criança da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, verificando que apenas 23 publicações atenderam aos descritores de busca, sendo que 7 das produções fazem parte da mesma linha de pesquisa. Considera-se essencial essa pesquisa, pois evidencia a escassez de produções na área e a importância de ampliar os conhecimentos acerca dos Estilos de Aprendizagem das crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

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