Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA E O JOGO DE BOLICHE: (RE)PENSANDO POSSIBILIDADES EDUCATIVAS

2021; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS; Linguagem: Português

10.34019/2447-5246.2021.v26.19840

ISSN

2447-5246

Autores

Edilson de Araújo dos Santos, Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais, Sílvia Pereira Gonzaga de Moraes,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa de iniciação científica que teve como objetivo investigar o jogo de boliche como recurso didático para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, a fim de ampliarmos as possibilidades de trabalho para além da maneira convencional de emprego desse jogo. Apoiados nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Atividade Orientadora de Ensino, apresentamos as concepções de matemática e de jogo, articuladas ao processo de aprendizagem e desenvolvimento do psiquismo humano. Por fim, expomos a elaboração de uma Situação Desencadeadora de Aprendizagem, relacionando o boliche com diferentes conceitos matemáticos.

Referência(s)