O direito à literatura
2019; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português
10.15210/rle.v21i1.15150
ISSN1983-2400
AutoresAndressa Teixeira Pedrosa Zanon, Eliana Crispoim França Luquetti,
Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoO presente artigo, de cunho bibliográfico, tem como objetivo analisar os documentos oficiais da educação que tratam da Literatura no Ensino Médio, mais especificamente os PCNEM, PCN+ e OCN, para entender como esse conteúdo vem sendo exposto, além de investigar as filiações teóricas e intencionalidades dos documentos. Sabemos que o ensino de Literatura não vem sendo eficaz nas escolas brasileiras, o que resulta em uma formação ineficiente dos jovens, com relação à leitura. Diante disso, é fundamental compreender a importância desse conteúdo para a plena formação dos discentes e tentar encontrar caminhos possíveis para a condução mais efetiva do ensino de Literatura na Educação Básica. Para esse fim, investigamos autores que tratam da relevância do texto literário para a plena formação cidadã, como Candido (2011), Orlandi (1999), Cosson (2006), dentre outros. Assim, investigamos os documentos acima citados e percebemos que os mesmos ainda não são satisfatórios na proposição de um caminho eficiente para o ensino de Literatura na escola.
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