Artigo Acesso aberto Revisado por pares

DIÁRIOS ONLINE DE DOCENTES EM FORMAÇÃO

2020; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS; Linguagem: Português

10.34019/2447-5246.2020.v25.30433

ISSN

2447-5246

Autores

Socorro Aparecida Cabral Pereira, Marilete Calegari Cardoso, Rosangela Alves de Oliveira Santos,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Este trabalho é fruto de uma pesquisa formação, desenvolvido em 2019, com estudantes do Curso de Pedagogia de uma universidade pública baiana, por meio de produção de diários na blogosfera, para escrita de suas itinerâncias nas disciplinas Educação Infantil, Alfabetização I e Tecnologias da Informação e da Comunicação. Neste artigo apresentamos uma reflexão sobre a contribuição dos Diários Online, construídos pelos estudantes, sobre suas narrativas de memórias brincantes que vivenciaram na infância. A partir desse estudo foi possível perceber que os blogs, como diários virtuais, são textos móveis e abertos a autoria, escritos no ciberespaço e lançados no espaço público; um espaço formativo, interativo de leitura e escrita, que interfere também nas formas de aprendizagem, como possibilidade de produção de sentidos e de novos saberes. O trabalho aponta também, que os estudantes concebem o brincar como partilha e descoberta, ou seja, como um espaço social, um lugar de experiência, liberdade e aprendizagens. A liberdade está dentro do corpo do ser e não é diferente com o professor em formação.

Referência(s)
Altmetric
PlumX