Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Macbeth à brasileira

2024; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Issue: 30 Linguagem: Português

10.51951/ti.v14i30.p85-96

ISSN

2236-7403

Autores

Francisco Malta,

Tópico(s)

Theatre and Performance Studies

Resumo

Neste artigo, analisaremos a adaptação literária da peça teatral Macbeth (1606), de William Shakespeare, para as telas do cinema em uma versão brasileira intitulada A Floresta que se Move (2015). A partir da estrutura do roteiro e dos princípios da teoria da adaptação, vamos explorar como ocorre a transição do texto cênico para o audiovisual. Procuraremos responder à questão dos limites entre a escrita cinematográfica e o registro literário. Para guiar nossa análise do processo adaptativo, utilizaremos as considerações de Henri Mitterand (2014), Robert Stam (2008), Ismail Xavier (2003), e Linda Hutcheon (2011), levando em consideração as adaptações cinematográficas como um processo de transmutação de linguagens.

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