Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Abordagem de temáticas para gerenciamento de consultório odontológico em cursos de graduação

2024; Revista Eletronica Acervo Saude; Volume: 24; Issue: 8 Linguagem: Português

10.25248/reas.e16068.2024

ISSN

2178-2091

Autores

Luiz Carlos Costa Madeira Alves, Isadora Maria Paiva Simplício, Maria Clara Lima Barbosa Cardoso, Joana Lia Freitas Furtado, Camille de Sousa Veloso, Bryany Angélica Nobre Lins, Teresa Raquel Alexandrino Gomes, Karyne Barreto Gonçalves Marques, Dulce Maria de Lucena Aguiar, Paulo Leonardo Ponte Marques,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

Objetivo: Definir as temáticas necessárias para o gerenciamento de consultório odontológico, como competências comportamentais e cognitivas, que são abordadas e elaboradas no setor da gestão de consultório, nos cursos de graduação em Odontologia, no Brasil. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, que foram avaliados artigos científicos indexados nas bases de dados Scielo e PubMed, em portuguesa e inglesa. Resultados: Um total de 89 publicações foram encontradas nas bases de dados. Após leitura do título e do resumo, 74 artigos foram excluídos, sendo escolhidos 8 artigos para compor a revisão. A falta de conhecimento nos assuntos administrativos faz com que os cirurgiões-dentistas passem a atuar com decisões intuitivas e aleatórias, tornando o planejamento emergente e não estratégico. Uma das alternativas para atrair e fidelizar clientes é através do marketing em odontologia. Dois desses métodos utilizados ocorrem através de divulgação e propagandas, desde que respeitem o código de ética odontológico. Considerações finais: Portanto, os temas como empreendedorismo, administração e marketing na odontologia precisam ser abordados na graduação para que o aluno esteja preparado para abrir o seu próprio consultório e saiba permanecer no mercado diante da concorrência.

Referência(s)