Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A INCLUSÃO DO SURDO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES, PROFESSOR E TRADUTOR-INTÉRPRETE DE LIBRAS

2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.48075/rebecem.2024.v.8.n.2.30740

ISSN

2594-9179

Autores

Layene Isabella Cunha, Luma Tauane Gonçalves Rocha, Raquel Schwenck de Mello Viana Soares, Danilo Lopes Santos, Geraldo Wellington Rocha Fernandes,

Tópico(s)

Hearing Impairment and Communication

Resumo

Este artigo apresenta um Estudo de Caso, no ensino fundamental II de uma escola pública, cujo objetivo é avaliar a percepção de um estudante surdo, estudantes ouvintes, professor de Ciências e o profissional Tradutor-Intérprete de Língua de Sinais Português (TILSP) sobre a inclusão do surdo no ensino de Ciências. A técnica de coleta de dados consistiu na aplicação de questionários para o estudante surdo e para os estudantes ouvintes. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o professor de Ciências e com o profissional TILSP. A partir dos dados coletados, foi realizada a Análise Textual Discursiva, emergindo cinco categorias, cujos resultados estão relacionados com: 1. Conhecimento em Libras dos estudantes; 2. Interação dos estudantes com o surdo; 3. Vida escolar do surdo; 4. Percepção do professor quanto à inclusão do estudante surdo nas aulas de Ciências; e 5. Percepção do TILSP quanto à inclusão do estudante surdo nas aulas de Ciências.

Referência(s)