Artigo Acesso aberto Produção Nacional

As representações sociais dos orixás para a comunidade do Candomblé Ketu a partir das letras de suas cantigas

2024; Volume: 49; Linguagem: Português

10.24220/2447-6803v49a2024e8580

ISSN

2447-6803

Autores

Antônio Marcos Tosoli Gomes, Álvaro Rafael Santana Peixoto, Ricardo José Oliveira Mouta, Juliana de Lima Brandão, Pablo Luiz Santos Couto, R. Wolter, Carla Marins Silva,

Tópico(s)

Migration, Racism, and Human Rights

Resumo

Este estudo objetivou analisar as representações sociais dos orixás presentes nas letras de cantigas de Candomblé reconhecidamente adotadas por comunidades religiosas. Pesquisa qualitativa, descritiva, desenvolvida com o suporte teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais, em sua abordagem processual. Analisou letras em português de cantigas relativas a 13 orixás, tais como Exú, Ogun, Oxóssi, Ossain, Logun-Edé, Obaluaê, Oxumaré, Xangô, Oyá, Oxum, Iemanjá, Nanã e Oxalá, do livro Cantando para os Orixás, de Altair Bento de Oliveira. A análise lexical do material foi realizada através do software Alceste® 4.5, que gerou um dendograma com cinco classes e em três blocos distintos, evidenciando o papel das Iabás7 e o cuidado materno, o processo de destruição-criação e de manutenção da vida e da comunidade pelas características de Ogum, Oxóssi e Logun-Edé e a relação dacomunidade com os orixás e os elementos naturais. As representações sociais dos orixás para a comunidade religiosa do Candomblé apreendidas nas letras das cantigas cantadas no cotidiano das roças e dos ilês8 se estruturam por complexos e antigos thêmatas9 comuns às divindades do ocidente. Observou-se a objetivação na formação de determinadas representações, como a de masculinidade para Ogum, bem como a ancoragem de Oxalá na ancestralidade, na sabedoria e na paciência.

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