Artigo Acesso aberto Revisado por pares

O espírito caritativo para com o pobre em tempos da Covid-19: a caridade como mensagem “vocativa” da Rede Globo de Televisão

2024; Hertz Wendel de Camargo; Volume: 28; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5380/am.v28i1.91331

ISSN

2238-0701

Autores

Francisco Emerson de Siqueira, Jairo Bezerra Silva, Lemuel Dourado Guerra, Renato Da Silva Pereira,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Constitui nossa intenção aqui analisar sociologicamente os principais pontos (des)alinhavados em relação à Transferência de Renda no Brasil (TRB) em tempos da COVID-19, e a maneira como a mesma é encaminhada em torno de ações caritativas, enquanto mensagens “vocativas” veiculadas pela Rede Globo de Televisão (RGT) nas edições do Jornal Nacional, do Jornal Hoje, e do Fantástico. Para realizarmos tal tarefa, partimos de um referencial teórico co-relacionado às modulações da temática da TRB no período em tela. No que tange à metodologia utilizada, optamos pela qualitativa, a partir da qual chegamos às seguintes conclusões: a) em primeiro lugar, a constatação de como as famílias beneficiárias não “percebem” a sua condição social de ser pobre e nem o seu pertencimento à classe dos quase “inempregáveis”; b) em segundo lugar, a execução de uma ode às ações voluntariadas por parte da emissora de televisão.

Referência(s)