Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Relações entre vulnerabilidade e desenvolvimento infantil

2024; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 36; Issue: 2 Linguagem: Português

10.23925/2176-2724.2024v36i2e65947

ISSN

2176-2724

Autores

Isabela Pereira Garcia, Regina Maria Ayres de Camargo Freire,

Tópico(s)

Poverty, Education, and Child Welfare

Resumo

Introdução: O termo vulnerabilidade vem sendo incorporado em diversas áreas do conhecimento e seu uso é cada vez mais frequente por seu conceito se revelar amplo e subjetivo, constituindo-se em uma conjunção de fatores, associados a diferentes graus, relações com diferentes pessoas e em diferentes espaços. No que tange à infância, tem-se em vista que a criança, desde o momento do seu nascimento, já está inserida no mundo em um cenário de vulnerabilidade, dado sua dependência do outro. Contudo, outros agravos podem oferecer risco ao seu desenvolvimento. Objetivo: Este estudo tem como objetivo identificar e discutir, por meio de uma revisão integrativa de artigos selecionados na base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), a relação entre vulnerabilidade e desenvolvimento infantil, mapeando o estado da arte. Método: Inspirado por Bardin, os dados foram categorizados e analisados para identificar os fatores prevalentes. Conclusão: Conclui-se, após análise dos estudos levantados, haver maior correlação entre impasses no desenvolvimento infantil e vulnerabilidades sociais e, nestas, o fator socioeconômico tem maior expressividade quando se analisa riscos para o desenvolvimento da criança.

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