Cultura maker no contexto escolar: explorando novos caminhos de aprendizagem
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 8 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.8-306
ISSN1988-7833
AutoresFrancisco Cleuton de Araújo, Rildo Alves do Nascimento, Francisco de Assis Santos de Lima, Antonio Silva Galeno, Luis Fernando Gonçalves, Everton Vieira Ribeiro, Flávio Daniel Luz Rêgo, Erik da Silva Pinto, Eric Klepton de Oliveira Benicio, Arthur Monteiro da Silva, Carlos Wagner Costa Vieira, Radamese Lima de Oliveira, Leidimar de Araújo Azevedo, José Maria Vasconcelos Maranhão, Adriano Socorro de Souza Vaz,
Tópico(s)Mobile Learning in Education
ResumoA presente pesquisa investiga a implementação da cultura maker em escolas de Educação Básica, destacando seu potencial transformador e os obstáculos enfrentados. Justifica-se pela necessidade de entender como a educação maker pode ser efetivamente incorporada nas práticas pedagógicas. O estudo tem como objetivo delinear os desafios e as possibilidades dessa abordagem. Utilizou-se uma metodologia qualitativa e os resultados indicam que a cultura maker potencializa não só a promoção da inovação, como também a criatividade, a aprendizagem colaborativa e um maior engajamento dos alunos. No entanto, desafios como a falta de infraestrutura, necessidade de formação continuada para professores e custos elevados foram identificados. Conclui-se que, apesar dos obstáculos, a cultura maker possui um potencial significativo para transformar a educação, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e alinhada às demandas contemporâneas. A superação dos desafios requer um esforço colaborativo entre todos os agentes educacionais, incluindo investimentos em infraestrutura e formação docente de qualidade.
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